O dinheiro não cresce em árvores, mas o ouro sim. Uma equipe internacional de cientistas descobriu uma forma de cultivar e colher de ouro de plantas cultivadas.
A técnica usa plantas para extrair as partículas do metal precioso a partir do solo. Algumas plantas têm a habilidade natural de obter elementos através de suas raízes e concentrar metais como cádmio, níquel e zinco em suas folhas e brotos. Durante anos, os cientistas têm explorado o uso de tais plantas.
Mas o ouro não se dissolve facilmente na água para que as plantas possam capturá-lo naturalmente.
“Sob certas condições químicas, a solubilidade do ouro pode ser forçada”, disse Chris Anderson, geoquímico ambiental da Universidade Massey, na Nova Zelândia.
Anderson mostrou que é possível obter ouro de uma planta de mostarda a partir de um solo tratado quimicamente, contendo partículas de ouro.
A tecnologia funciona assim: Encontre uma planta de rápido crescimento, com uma grande quantidade de massa na superfície arborizada, como a mostarda, girassol ou tabaco, e plante-a em um solo que contém ouro. Uma vez que as plantas atingem a sua altura máxima, trate o solo com um produto químico que faz com que o ouro seja solúvel. Quando a planta o transpira, puxando água para cima e para fora através de minúsculos poros em suas folhas, absorverá o ouro do solo e o acumulará em sua biomassa. Então faça a colheita, que é a parte mais difícil.
“O ouro comporta-se de forma diferente em material vegetal”, disse Anderson. “Se as plantas são queimadas, uma parte do ouro permanecerá ligado à cinzas, mas a outra parte desaparecerá. O processamento das cinzas coloca dificuldades, e requer a utilização de grandes quantidades de ácidos fortes, que podem ser perigosos para o transporte.
O ouro encontrado em plantas são nanopartículas, portanto, pode haver um grande potencial para a indústria química, que utiliza nanopartículas de ouro como catalisadores de reações químicas.
As substâncias químicas envolvidas na obtenção de ouro solúvel também induzem as plantas a obter contaminantes do solo, tais como arsênico, mercúrio e cobre – poluentes comuns encontrados em resíduos de minas, que podem representar um risco para os seres humanos e para o meio ambiente.
No entanto, alguns cientistas dizem que os riscos ambientais associados com o ouro em plantas pode ser muito alto. Cianeto e tiocianato, os mesmos produtos químicos perigosos utilizados por empresas de mineração para obter ouro para lixiviação em rocha, é usado para dissolver partículas de ouro em água do solo.
Fonte: misteriosdomundo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário