"Alergia" sintomas,tratamento e medicamentos


Por: Dra. Aleksana Viana (Médica)

A alergia na pele é uma reação inflamatória a uma substância estranha ao organismo que, geralmente, provoca coceira, vermelhidão, descamação e presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, em um local do corpo ou pelo corpo todo.

O tratamento da alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e envolve o uso de medicamentos anti-histamínicos e corticoides em comprimidos, xaropes, cremes ou pomadas.

Alergia na pele: o que pode ser?

A alergia na pele pode ser causada por:

Picadas de insetos;
Intoxicação alimentar;
Alergia a medicamentos;
Contato com plantas, substâncias ou materiais irritantes, como pelos de animais, por exemplo.

O pólen e os ácaros raramente causam reações alérgicas na pele.



Sintomas de alergia na pele

Os sintomas de alergia na pele podem ser:

Coceira;
Vermelhidão;
Descamação da pele;
Presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.

A alergia na pele pode-se manifestar com todos ou alguns destes sintomas. Para aliviar os sintomas de alergia na pele, é importante manter a pele bem hidratada e utilizar produtos com agentes calmantes, como camomila ou alfazema, de forma tópica, para aliviar o desconforto, além de evitar o contato com o agente causador.

Tratamento para alergia na pele

O tratamento para alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e pode ser feito com anti-histamínicos e corticoides em forma de comprimidos ou xaropes. O tratamento também deve ser feito com uma pomada para alergia na pele para diminuir a coceira e a vermelhidão.

Alergia na pele na gravidez

A alergia na pele na gravidez ocorre devido a alterações hormonais e do sistema imune que acontecem durante a gestação, deixando a pele da grávida mais sensível, por isso, o tratamento deve ser indicado pelo dermatologista.

Geralmente, a alergia na pele na gravidez não prejudica o bebê. No entanto, se a gestante começar a sentir muita coceira em todo o corpo que não consegue controlar deve ir imediatamente ao hospital porque isso pode ser um sinal de um problema raro no fígado, que pode causar parto prematuro.

Fonte:tuasaude.com

Nenhum comentário: