Fruta nativa da Região Norte, o açaí contém um alto valor nutricional e é o maior aliado no combate aos radicais livres. No entanto, seu consumo deve ser moderado, já que é uma fruta bastante calórica.
Muito procurado por quem pratica exercícios físicos, o açaí vem conquistando cada vez mais os adeptos da vida saudável em geral. Aqueles que o consomem não imaginam a quantidade de nutrientes que se encontram nessa fruta. Rico em gorduras monoinsaturadas e poli insaturadas, além de vitaminas e minerais, o açaí é um alimento bastante energético.
Os antioxidantes ou antocianinas, presentes nas gorduras monoinsaturadas e poli insaturadas, atuam diretamente na eliminação dos radicais livres e ajudam na prevenção de doenças e do envelhecimento. Eles garantem uma melhor circulação sanguínea, evitando o acúmulo de placas de gordura, e diminuem o colesterol.
Não bastando todos os benefícios que já foram citados, o açaí também é um excelente repositor energético e ajuda no funcionamento do intestino, pois é muito rico em fibras.
O ideal é consumir a fruta pura, o que não quer dizer que a forma mais popular deva sair do cardápio. Vale lembrar que, para quem quer perder peso, o popular açaí na tigela com xarope de guaraná, diversas frutas e oleaginosas, como a castanha, deve ser evitado ou ingerido com muita moderação. Afinal, não obstante os benefícios de todos esses ingredientes, o valor calórico também aumenta bastante.
Assim, para consumir o açaí sem culpa em todas as suas formas, é importante praticar exercícios regularmente e, é claro, manter uma alimentação saudável e balanceada.
Dicas:
1) Para quem está fazendo dieta, prefira comprar uma polpa de boa qualidade e fazer o seu prórprio açaí em casa. Assim, você pode acrescentar adoçante, uma fruta do seu paladar, uma oleaginosa e retirar o xarope de guaraná, que geralmente é concentrado e com alto teor calórico. Quando fizer, escolha uma tigela menor e deixe as porções mais generosas para os finais de semana. Afinal, você merece!
2) Se você não quer perder o foco do regime, opte somente pelo concentrado de açaí, sem aditivos, ou pela versão em suco. Com sabedoria, é possível aproveitar todos os benefícios dessa fruta brasileira sem colocar o peso em risco.
3) Não troque o jantar por lanches, nem mesmo o açaí. Deixe o lanche reforçado para finais de semana e feriados.
Dica do site: Congeladosdasonia
4 comentários:
Incrivel!
muito bom os seus post!
Muy bueno tu blog y estoy siguiendo su cargo por un largo tiempo!
Muy bueno tu blog!
Postar um comentário